? Pregões: SindusCon-SP obtém nova vitória no Tribunal de Justiça - ConstruClick
 
                              Buscar Tipos de Orçamentos:                           Desde 2003 atendendo todo o Brasil

Abaixo estão as notícias e matérias relacionadas à área de construção civil, reforma, decoração e muito mais.

Materias




Pregões: SindusCon-SP obtém nova vitória no Tribunal de Justiça




Pregões: SindusCon-SP obtém nova vitória no Tribunal de Justiça
Acórdão da 1ª Câmara do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo negou provimento a recurso da Prefeitura de São Paulo e manteve a anulação, favorável ao SindusCon-SP e decidida em 1ª instância em 2002, de mais quatro pregões para a contratação de serviços de recapeamento asfáltico: 46 a 49 da SIS/COGEL.

Na decisão, os juízes acompanharam o voto do relator, desembargador Danillo Panizza, para quem "os serviços de recapeamento asfáltico não se enquadram como serviço comum, uma vez que envolvem correspondente assessoria de engenharia apropriada, permitindo a conclusão de que, tratando-se de obras de engenharia, [se faz] necessária licitação, nos termos da Lei 8.666/93, sendo irregular a opção pelo pregão (Apelação Cível nº 325 594 5, rel. Des. Xavier de Aquino, 16 02 06)".

Para o desembargador, "dentre os serviços comuns [que podem ser objeto de licitação na modalidade do pregão], não se verifica plausível o recapeamento asfáltico, o qual exige especificações, detalhamentos próprios e inerentes a obras públicas, no mínimo, de porte médio, pois, não se trata de mero 'tapa-buracos', mas de nova pista, sobre a que já está deteriorada."

"Não se discute a modernização e a necessidade de desburocratização dos atos administrativos; no entanto, esta ausência de formalismo não pode comprometer a legalidade e a constitucionalidade da conduta do agente público", observou o juiz. Para ele, a objetividade do pregão "é a celeridade, no âmbito dos serviços comuns, embora não signifique elasticidade de interpretação, sob pena de vício de ilegalidade".

O SindusCon-SP havia pedido a anulação dos pregões em 2002 por entender que essa modalidade de licitação legalmente não pode ser utilizada para a contratação, pelo poder público, de obras e serviços de engenharia, os quais somente podem ser licitados nos moldes preconizados pela Lei 8.666 - Lei de Licitações e Contratos. À época, o SindusCon-SP obteve liminar e posteriormente, sentença favorável, sendo esta confirmada pelo TJ.

Serviço de engenharia - Anteriormente, acórdão da 5ª Câmara do TJ havia negado provimento a recurso da Prefeitura de São Paulo e mantido a anulação, favorável ao SindusCon-SP e decidida em 1ª instância em 2002, de outros três pregões para a contratação de serviços de recapeamento asfáltico: 007, 014 e 015 da SIS/COGEL.

Na decisão, os juízes acompanharam o voto do relator, desembargador Ralpho Oliveira, para quem "maliciosamente, a Municipalidade de São Paulo pretende estar amparada pela Lei Federal 10.520, que teria convalidado a Lei Municipal 13.278, regulamentada pelo Decreto Municipal 41.772. Entretanto, ainda que admitida a validade da Lei Municipal, (é) inafastável que 'obras de recapeamento' não é serviço comum (grifo do TJ), mas sim de engenharia, não se enquadrando nos artigos 21 e 22 do referido decreto regulamentar, e demandando licitação, nos termos da Lei 8.666".


Fonte : - Construmail 1284 - 25/07/2006 / Sinduscon-SP


Voltar para matérias

  topo




     Parceiros

FEICCAD: Feira do Imóvel, Construção, Condomínios, Arquitetura e Decoração IAB SP Instituto de Arquitetos do Brasil Casa & Construção SiteEngenharia CREA - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia Pesquisa de custos de material de construção Comparação de preços de material de construção

     Links Recomendados

     Publicidade:




                              Buscar Tipos de Orçamentos:                           Desde 2003 atendendo todo o Brasil

Orçamento Grátis de Construção, Reforma, Projeto de Arquitetura e Engenharia

Serviços ConstruClick

Orçamento | Cadastro de Profissionais | Área Restrita | Recomende o ConstruClick | Banners
Suporte | Matérias | Qualidade | Todos os Pedidos Atuais | Comentários | Curriculum

Institucional:

Serviços | Política de Privacidade

Redes Sociais:

Facebook | Twitter | Google +
Home Improvement Brasil Informação e Tecnologia Ltda.
©Copyright 2003-2017 ConstruClick. Todos os Direitos Reservados.