? Novo acordo promove ações sustentáveis na construção civil - ConstruClick
 
                              Buscar Tipos de Orçamentos:                           Desde 2003 atendendo todo o Brasil

Abaixo estão as notícias e matérias relacionadas à área de construção civil, reforma, decoração e muito mais.

Materias




Novo acordo promove ações sustentáveis na construção civil




Novo acordo promove ações sustentáveis na construção civil

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Alberto Goldman, e o secretário da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl, firmaram um acordo de cooperação para desenvolver ações sustentáveis em programas de habitação de interesse social. A finalidade é unir noção técnica, recursos materiais e financeiros para gerar estudos tecnológicos voltados ao uso racional de recursos naturais e o emprego adequado de materiais na construção de moradias populares.

A iniciativa prevê a colaboração entre o IPT e a CDHU para a realização de estudos sobre licenciamento ambiental; avaliação ambiental dos preceito construtivos; levantamento de passivo ambiental e recuperação de áreas degradadas; planejamento urbano sustentável; revisão de especificações de materiais com foco na sustentabilidade; desenvolvimento e seleção de novos materiais com menor ímpeto ambiental; criação de programa de reciclagem em construção e demolição; contabilidade dos créditos de carbono, entre outros temas.

Segundo o presidente do IPT, Vahan Agopyan, são 15 anos de trabalho conjunto com a CDHU, com a elaboração de mais de 200 relatórios técnicos. Atualmente, entre outros projetos, o IPT está envolvido no Programa de Recuperação Sócio-ambiental da Serra do Mar, realizando estudos na região como o mapeamento de áreas que apresentam riscos de deslizamento de terra.

O Instituto coopera também com o Qualihab, programa de qualidade na construção civil desenvolvido pela CDHU e exemplo para iniciativas de outros estados e campos do governo. O Qualihab já consolidou 37 acordos com representantes de fornecedores de materiais e serviços para o ramo da construção. O IPT contribui desde a concepção do programa na avaliação de novos materiais e sistemas construtivos, na averiguação do cumprimento às normas por meio de inspeção aos empreendimentos e no apoio ao desenvolvimento da política ambiental da companhia. Seguindo uma disposição mundial, a CDHU está empenhada em desenvolver os padrões de qualidade para além da produção de materiais, envolvendo também a destinação que o fabricante dá aos resíduos gerados.

O diretor de técnico da CDHU, João Abukater Neto, falou sobre as transformações que estão sendo realizadas na Companhia e sobre os novos sistemas construtivos que estão sendo analisados, como a utilização de polímeros, fôrmas de PVC, concreto pré-moldado e placas cimentícias. Para ele, a empresa está investindo na qualificação do corpo técnico e trabalhando para obter o selo verde para os conjuntos que produz.

Logo, várias medidas sócio-ambientais estão em fase de desenvolvimento, como a instalação de hidrômetros individuais nos apartamentos, que ajudam a economizar água, a utilização de aquecedor solar para a diminuição do consumo de energia, pisos drenantes para prevenir enchentes e atenuar a temperatura, arborização do entorno dos conjuntos com espécies nativas, minimização da terraplenagem, avaliação da capacidade dos equipamentos urbanos de saúde e de educação da região, exigência de certificados dos extratores de madeira, areia e pedras empregadas nas obras.

Além da preocupação durante a construção, a companhia está investindo na pós-ocupação, como por exemplo, a implantação de coleta seletiva por meio de parcerias.

Colaborou Flávio Nogueira


Voltar para matérias

  topo




     Parceiros

FEICCAD: Feira do Imóvel, Construção, Condomínios, Arquitetura e Decoração IAB SP Instituto de Arquitetos do Brasil Casa & Construção SiteEngenharia CREA - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia Pesquisa de custos de material de construção Comparação de preços de material de construção

     Links Recomendados

     Publicidade:




                              Buscar Tipos de Orçamentos:                           Desde 2003 atendendo todo o Brasil

Orçamento Grátis de Construção, Reforma, Projeto de Arquitetura e Engenharia

Serviços ConstruClick

Orçamento | Cadastro de Profissionais | Área Restrita | Recomende o ConstruClick | Banners
Suporte | Matérias | Qualidade | Todos os Pedidos Atuais | Comentários | Curriculum

Institucional:

Serviços | Política de Privacidade

Redes Sociais:

Facebook | Twitter | Google +
Home Improvement Brasil Informação e Tecnologia Ltda.
©Copyright 2003-2017 ConstruClick. Todos os Direitos Reservados.