? No elevador, todo cuidado é pouco - ConstruClick
 
                              Buscar Tipos de Orçamentos:                           Desde 2003 atendendo todo o Brasil

Abaixo estão as notícias e matérias relacionadas à área de construção civil, reforma, decoração e muito mais.

Materias




No elevador, todo cuidado é pouco




No elevador, todo cuidado é pouco
O síndico é responsável pelo equipamento que, embora seguro, pode causar acidentes, como deixar uma pessoa presa na porta.

Certificar-se de que a cabine do elevador esta no andar antes de entrar ou cuidar para não ter uma parte do corpo presa pela máquina são providencias que parecem óbvias, mas nem sempre seguidas. Equipamentos mecânicos estão sujeitos a falhas, seja pelo desgaste natural ou pelo uso inadequado.
"0 elevador é um meio de transporte seguro, mas é preciso comprar o equipamento de empresas sérias", recomenda o vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Sindicato da Habitação (Secovi-SP), Hubert Gebara.
A responsabilidade do que ocorre no condomínio é do síndico. No caso de acidentes, com ou sem vítimas, é ele quem responde perante a Justiça. Se a escolha da empresa for feita pela assembléia do condomínio, ele também será responsável pelo contrato.
Segundo o tenente da Divisão de Comunicação do Corpo de Bombeiros da Capital, Marcos das Neves Palumbo, o condomínio deve seguir as orientações do fabricante. "E um acessório que lida com vidas e, por isso, se deve seguir a risca a manutenção" , alerta.
Palumbo conta que no ano passado foram registradas 1,8 mil ocorrências somente na cidade. Quando uma pessoa fica presa na porta do elevador ou retida dentro da cabine, é preciso chamar os bombeiros e a empresa responsável pela manutenção.
"Se estiver preso no elevador, toque o botão de alarme e espere o socorro. Não tente sair porque ele pode voltar a funcionar a qualquer momento e causar um acidente", ressalta. O tempo médio de chegada dos bombeiros é de nove minutos. Além de acidentes com ferimentos, corre-se risco de morte.
O Departamento de Controle de Uso do Solo (Contru) é também o órgão público responsável pela fiscalização de elevadores. "O morador deve conversar com o síndico sobre o mau funcionamento do elevador", explica o diretor do Contru, Elton Zacarias.
"Caso não seja tomada providência, o morador pode fazer uma denúncia, pois todas serão verificadas." Se for constatada irregularidade, o órgão pode interditar elevador e orientar a solução do problema.
_________________________________________________________________________
ATENÇÃO - Aperte apenas um dos botões para chamar O elevador e não deixe crianças menores de dez anos o usarem sozinhas
_________________________________________________________________________

O vice-presidente do Sindicato das Empresas de Conservação, Manutenção e Instalação de Elevadores do de São Paulo (Seciesp), Fabio Eduardo Becker Aranha, explica que o medo mais comum das pessoas é de queda da cabine, mas isto é muito difícil por haver freios de segurança.
"O perigo maior está nas portas, pois ocorrem problemas por má conservação." Ele alerta para que não se jogue água na cabine. "Isso causa curto na trava e faz com que o elevador trafegue com a porta aberta." Aranha explica que o síndico deve contratar somente empresas credenciadas pelo Contru.
Serviço - Bombeiros 193; Contru 3241-1 001 ou pelo SAC 156; www.secovi.com.br; www.seciesp.com.br

matéria: Alexandra Penhalver
foto: Mabel Feres
Jornal O Estado de São Paulo
Domingo, 19 de junho de 2005


Voltar para matérias

  topo




     Parceiros

FEICCAD: Feira do Imóvel, Construção, Condomínios, Arquitetura e Decoração IAB SP Instituto de Arquitetos do Brasil Casa & Construção SiteEngenharia CREA - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia Pesquisa de custos de material de construção Comparação de preços de material de construção

     Links Recomendados

     Publicidade:




                              Buscar Tipos de Orçamentos:                           Desde 2003 atendendo todo o Brasil

Orçamento Grátis de Construção, Reforma, Projeto de Arquitetura e Engenharia

Serviços ConstruClick

Orçamento | Cadastro de Profissionais | Área Restrita | Recomende o ConstruClick | Banners
Suporte | Matérias | Qualidade | Todos os Pedidos Atuais | Comentários | Curriculum

Institucional:

Serviços | Política de Privacidade

Redes Sociais:

Facebook | Twitter | Google +
Home Improvement Brasil Informação e Tecnologia Ltda.
©Copyright 2003-2017 ConstruClick. Todos os Direitos Reservados.