? Prédio do CDHU vai ter Internet na tomada - ConstruClick
 
                              Buscar Tipos de Orçamentos:                           Desde 2003 atendendo todo o Brasil

Abaixo estão as notícias e matérias relacionadas à área de construção civil, reforma, decoração e muito mais.

Materias




Prédio do CDHU vai ter Internet na tomada




Prédio do CDHU vai ter Internet na tomada
Primeiro conjunto habitacional inteligente do CDHU já tinha medição individual e à distância de água, luz e gás. Mesma tecnologia permitiu o acesso à rede mundial

O Qualihab, programa de qualidade da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) conseguiu fechar um acordo com a Eletropaulo para oferecer acesso à rede mundial de computadores (Internet) através da tomada elétrica. Inédita no Brasil mesmo em condomínios de alto padrão, a nova tecnologia está disponível no conjunto habitacional da Mooca, que será entregue até o final do mês e está servindo como piloto. O primeiro conjunto habitacional inteligente do CDHU.
O futuro morador vai poder acessar a Internet a partir de qualquer tomada dos 524 apartamentos, seja na sala, no banheiro ou no quarto. "Só precisa um pequeno modem para separar os sinais, que custa menos de R$ 100 no mercado. E dependendo da negociação que for feita com o provedor, esse modem pode sair de graça", diz Rafael Pillegi, diretor do Qualihab.O CDHU vai orientar os moradores nessa negociação.
Pillegi diz que o objetivo do CDHU neste conjunto é reduzir ao máximo os custos de pós-ocupação, para evitar a inadimplência. O PLC, ou Power Line Comunication, tecnologia implantada pela Eletropaulo nas cinco torres, viabiliza a leitura individualizada, controle e corte à distância dos consumos de água, luz e gás.
"Ela permite que os sinais de sinais de telefone, tv, voz e texto seja transmitido pela rede elétrica comum, dispensando qualquer tipo de cabo ou antena", explica o diretor. Os dados de leitura serão transmitidos pela rede elétrica. "A leitura individualizada reduz o consumo em até 30%. E tem também a redução de 8% no custo final da obra, em função da dispensa de cabos e tubulações", diz o diretor.
_______________________________________________________________________
MOOCA- primeiro condomínio inteligente do CDHU
_______________________________________________________________________

Os testes da ligação com a rede mundial de computadores foi feito a partir de uma parceria com a Net, que ligou o condomínio à Vírtua. "A Net também doou um computador robusto, um Pentium 4, que vai encabeçar a rede", explica o diretor. Pillegi diz que está finalizando o acordo com uma outra empresa, para a doação de outros 16 ou 20 computadores. "Para montar a rede para uma lan house". A sala vai atender aos moradores que não têm computador. "Pretendemos ainda distribuir um CD virgem para cada família, que servirá como um caderno virtual", explica.
O custo para jogar o sinal do provedor na rede elétrica é quase zero. E a Eletropaulo, por se tratar de um piloto, não está cobrando taxa extra. Pillegi disse que ainda não tem idéia de quanto irá custar o contrato coletivo de assinatura do provedor. "Não há nada parecido em funcionamento que possa servir de referência. Só sabemos que é muito mais barato do que o convencional", diz.
O programa do Qualihab ainda prevê a inclusão de sinal de TV a cabo (o que irá acontecer até o final do ano) e de telefone digital (para o ano que vem).

matéria: Lílian Primi
foto: Divulgação
Jornal O Estado de São Paulo
Domingo, 17 de julho de 2005


Voltar para matérias

  topo




     Parceiros

FEICCAD: Feira do Imóvel, Construção, Condomínios, Arquitetura e Decoração IAB SP Instituto de Arquitetos do Brasil Casa & Construção SiteEngenharia CREA - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia Pesquisa de custos de material de construção Comparação de preços de material de construção

     Links Recomendados

     Publicidade:




                              Buscar Tipos de Orçamentos:                           Desde 2003 atendendo todo o Brasil

Orçamento Grátis de Construção, Reforma, Projeto de Arquitetura e Engenharia

Serviços ConstruClick

Orçamento | Cadastro de Profissionais | Área Restrita | Recomende o ConstruClick | Banners
Suporte | Matérias | Qualidade | Todos os Pedidos Atuais | Comentários | Curriculum

Institucional:

Serviços | Política de Privacidade

Redes Sociais:

Facebook | Twitter | Google +
Home Improvement Brasil Informação e Tecnologia Ltda.
©Copyright 2003-2017 ConstruClick. Todos os Direitos Reservados.