? Construção estima crescer só 1% em 2005 e aposta em crescimento de 5,1% em 2006 - ConstruClick
 
                              Buscar Tipos de Orçamentos:                           Desde 2003 atendendo todo o Brasil

Abaixo estão as notícias e matérias relacionadas à área de construção civil, reforma, decoração e muito mais.

Materias




Construção estima crescer só 1% em 2005 e aposta em crescimento de 5,1% em 2006




Construção estima crescer só 1% em 2005 e aposta em crescimento de 5,1% em 2006
A indústria da construção, que no início do ano esperava crescer 4,6% em 2005, reviu a expectativa e agora deverá fechar o ano com elevação inexpressiva de cerca de 1%, o que não recompõe as perdas observadas desde 2001.

Foi o que anunciou o presidente do SindusCon-SP, João Claudio Robusti, em entrevista coletiva em 8 de dezembro, no sindicato. Participaram da entrevista o vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, Eduardo Zaidan, e as economistas da FGV Ana Maria Castelo e Maria Antonieta Del Tedesco Lins.
Para o fraco desempenho do setor, contribuíram, entre outros fatores, a manutenção dos juros altos, o contingenciamento de recursos para investimentos do governo federal e a retração dos investimentos privados em função da crise política.

Adicionalmente, o setor continuou sofrendo com seus principais problemas estruturais e conjunturais, como a elevada carga tributária, a burocracia e a informalidade, conforme demonstrou a 25ª Sondagem Nacional da Indústria da Construção Civil, divulgada ontem. A pesquisa foi realizada pelo SindusCon-SP, em parceria com a GVconsult.
Apesar de o emprego ter crescido na construção brasileira 5,43% de janeiro a outubro, na comparação com igual período de 2004, a percepção dos empresários sobre o desempenho dos negócios neste ano ainda apontou pessimismo e algum desânimo, se comparado à resposta do setor à Sondagem da Construção de novembro de 2004.
Perspectivas - Para 2006, o presidente do SindusCon-SP aposta que a construção terá potencial de crescer 5,1%, caso se confirme a previsão de que o PIB do país terá um aumento de 3,3%.
Na análise feita pelas economistas da FGV, em 2006, os desdobramentos da crise política e a disputa eleitoral devem dar a tônica da condução da economia. Segundo elas, há dois cenários para o ano que vem:

1) Ausência de seqüelas graves da crise, eleições com transição política tranqüila, juros declinantes e aumento da renda. Com isso, há chances de crescerem os investimentos das empresas e os investimentos públicos se elevarem em todas as esferas. Neste cenário, o PIB do país cresceria 3,3% e o produto da construção poderia aumentar até 5,1%.
2) CPIs degringolam, governo perde domínio do processo político, surgem propostas populistas de condução da política econômica, transição política tumultuada. Com isso, aumentarão as incertezas dos investidores, decisões de investimento serão postergadas, recursos públicos poderão privilegiar a compra de imóveis usados e cesta de materiais (em detrimento ao estímulo à produção de novas moradias pelo setor formal da construção). Neste cenário, o PIB do país cresceria 2% ou menos e o produto da construção aumentaria no máximo 3%.
A íntegra da apresentação com os resultados do setor e as perspectivas da construção para 2006, bem como os resultados da 25ª Sondagem Nacional da Construção Civil, estão disponíveis para download no site do SindusCon-SP: www.sindusconsp.com.br

São Paulo, 09 de dezembro de 2005
Fonte : Construmail 1227 - ano 12 / Sinduscon-SP


Voltar para matérias

  topo




     Parceiros

FEICCAD: Feira do Imóvel, Construção, Condomínios, Arquitetura e Decoração IAB SP Instituto de Arquitetos do Brasil Casa & Construção SiteEngenharia CREA - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia Pesquisa de custos de material de construção Comparação de preços de material de construção

     Links Recomendados

     Publicidade:




                              Buscar Tipos de Orçamentos:                           Desde 2003 atendendo todo o Brasil

Orçamento Grátis de Construção, Reforma, Projeto de Arquitetura e Engenharia

Serviços ConstruClick

Orçamento | Cadastro de Profissionais | Área Restrita | Recomende o ConstruClick | Banners
Suporte | Matérias | Qualidade | Todos os Pedidos Atuais | Comentários | Curriculum

Institucional:

Serviços | Política de Privacidade

Redes Sociais:

Facebook | Twitter | Google +
Home Improvement Brasil Informação e Tecnologia Ltda.
©Copyright 2003-2017 ConstruClick. Todos os Direitos Reservados.