|
Billy Scatena - Projeto exemplar
Billy Scatena começou a trabalhar com arquitetura aos 22 anos e aos 27 abriu seu escritório –Billy Scatena Arquitetura. Desde então, desenvolve diferentes projetos residenciais e comerciais para diversos clientes.Seu primeiro trabalho, foi construir uma capela num haras na cidade de porto feliz, no interior do estado de São Paulo.
Recentemente Scatena trabalhou em dois projetos residenciais, um deles na cidade de Tatuí, também no interior do estado, e outro aqui na capital, na avenida Morumbi (Foto acima). Esse último é um condomínio residencial de casas geminadas, com três dormitórios, uma suíte, cozinha, sala de TV e estar, e garagem privativa com duas vagas.
Neste projeto há uma naturalidade que faz com que tudo que é imprescindível esteja presente, além de colaborar com a natureza. “Toda a fachada de fundos do bloco, está voltada ao Norte, assim, foram vedadas com vidros temperados, no intuito de aproveitar ao máximo a vista do Bairro do Real Parque e a iluminação e ventilação naturais. Além disso, houve a preocupação em reutilizar a água proveniente de chuvas e com o uso de energia solar para o aquecimento da água das unidades”, Afirmou Billy.
Para o arquiteto, em qualquer projeto é importante que o profissional pense nos recursos, como aproveitar a iluminação e ventilação natural. Pensando assim, podemos mencionar, os resultados que são: o conforto visual e térmico, e o mais importante, à integração com o sistema elétrico, proporcionando uma economia substancial no gasto de energia.
Cabe aos arquitetos estarem cientes de que a iluminação natural é extremamente viável, se for item de um projeto desde sua concepção.As vantagens para seus clientes, os proprietários dos prédios, são enormes, não somente em nível de redução de custos, mas, sobretudo em nível de melhoria do ambiente, pensando em conforto e bem-estar.
Colaborou Flávio Nogueira
Voltar para matérias
|
|