|
Melhor aproveitamento do uso doméstico de água
A preocupação quanto ao melhor aproveitamento das águas está ganhando espaço e a conscientização individual torna-se um importante aliado no combate ao desperdício de água.
Em média, são consumidos 200 litros de água potável por pessoa no Brasil, dos quais 60% é destinado para fins potáveis, como ingestão, higiene pessoal e lavagem da louça, e o restante, para fins não potáveis, como no vaso sanitário, lavagem de roupas e limpeza de espaços. Estes últimos possibilitam um reaproveitamento das águas, otimizando o uso e gerando economia por meio de formas de captação da água das chuvas, por exemplo, dispensando o consumo de água servida.
Isso pode ser feito pela simples instalação de calhas e cisternas que recolham essa água para seu armazenamento e uso posterior ou mesmo por sistemas mais complexos de captação e distribuição de água para cada atividade, como um método para encher a caixa do vaso sanitário.
A água da lavagem das roupas pode ser utilizada na limpeza das áreas de casa; a água “suja” de aquários pode ir para a horta, por conter substâncias como nitrogênio e fósforo que fazem bem às plantas. Mas todas essas sugestões não dispensam o combate efetivo a qualquer forma de desperdício de água, seja por vazamentos ou descuidos em seu uso.
Toda atitude nesse intento, mínima que for, faz grande diferença e contribui para a preservação da água. Alternativas não faltam e todos podem contribuir de alguma forma para que nossa água disponível seja suficiente para todos.
Voltar para matérias
|
|