|
O jardim no teto
Teto-jardim, ou ainda telhado verde, é o nome que recebem jardins projetados nos telhados de edificações. Este tipo de jardim se alia a dois aspectos no projeto de uma construção: o estético e o ecológico.
O teto-jardim, além de conferir beleza à construção, com suas mais variadas formas, dando-lhe destaque frente às outras construções, agrega também soluções ecológicas em proveito da construção. As principais vantagens que esse tipo de jardim oferece são a facilitação da drenagem, isolamento térmico e acústico e a compensação parcial da área impermeável da construção. Essa proposta anda em paralelo com o conceito de Terraço-jardim.
Terraço-jardim é um conceito arquitetônico desenvolvido por Le Corbusier na década de 1920, o qual se refere à cobertura de uma edificação como um espaço de lazer. Esse espaço pode justamente abrigar um jardim ou servir como uma área de lazer a mais para compensar a área subtraída pela edificação no terreno.
Muito recomendado para a nova onda de construções sustentáveis, o telhado verde, ou jardim de teto, propicia um melhor aproveitamento do espaço com o seu uso racional e ecológico, ótimo para quem inovar sua construção, jardim e contribuir com medidas ambientais.
Voltar para matérias
|
|