|
O paisagismo e sua interferência na paisagem urbana
Técnicas de paisagismo visam redefinir espaços internos e externos, trazendo-lhes melhorias funcionais e estéticas ao aliar arquitetura e jardinagem. O paisagismo tem a tarefa de planejar e elaborar projetos que desenharão a paisagem de um ambiente, partindo de conhecimentos científicos de botânica, variações climáticas, estilos arquitetônicos de agricultura, arte e vários outros fatores.
O paisagismo foi ganhando espaço ao longo do tempo e, hoje em dia, o paisagismo merece destaque em paralelo até com a função de desenho urbano. Além de abarcar a elaboração e manutenção de jardins, o paisagismo ganhou mérito para tratar de espaços com que a cidade precisa se preocupar; o paisagismo pode atuar na manutenção de praças, parques e áreas de preservação, conciliando-os com a paisagem concreta das edificações da cidade.
A elaboração de um projeto de paisagismo conta com a avaliação do local em questão, levantamento das necessidades dos seus usuários e possibilidades naturais do local para que com técnicas de paisagismo consiga-se recriar um ambiente integrando a natureza ao modo de vida dos usuários.
A arquitetura atualmente pede auxilio ao paisagismo para enquadrar as novas necessidades das pessoas, pois as técnicas de paisagismo vão ao encontro da busca por projetos que abrangem a preocupação ecológica e o compromisso sustentáveis tão pautados nos dias de hoje.
Voltar para matérias
|
|