|
Construção está menos pessimista em relação a 2006
A 25ª Sondagem Nacional da Indústria da Construção, realizada pelo SindusCon-SP e pela GVconsult, mostrou que as perspectivas dos empresários do setor sobre o desempenho de suas empresas em 2006 estão ligeiramente melhores (7%) do que há um ano.
Numa escala de 0 a 100, a pontuação média atribuída pelos entrevistados para essa perspectiva ficou em 46. Embora melhor que no fim do ano passado, o número ainda ficou abaixo do nível que denotaria expectativa de otimismo nos negócios (50).
Em relação à expectativa de crescimento econômico, os empresários também diminuíram seu pessimismo em relação ao que responderam em agosto (33), mas mantiveram o ceticismo (38). Há um ano, eles estavam menos céticos (44). Também anteviram que em 2006 continuarão enfrentando dificuldades financeiras.
Para o presidente do SindusCon-SP, João Claudio Robusti, a cautela dos empresários em relação às expectativas é justificável, uma vez que o produto da construção em 2005 deverá crescer apenas 1% (contra uma expectativa de 4,6% existente no início do ano).
"Contudo, para 2006 estamos prevendo que a construção poderá crescer 5,1%, se o PIB registrar aumento de 3,3% e a crise política e a transição eleitoral não trouxerem maiores seqüelas para os investimentos", diz o presidente do SindusCon-SP.
Quanto à avaliação do desempenho de suas construtoras (38), os empresários continuaram considerando-o abaixo do que seria favorável (50).
De uma forma geral, os resultados da sondagem foram mais negativos no Estado de São Paulo. A percepção do desempenho das empresas caiu 2,8% em relação à pesquisa anterior.
A elevada carga tributária, a burocracia e a informalidade foram apontados como altamente prejudiciais ao desempenho das empresas, mais do que a crise política.
Realizada em novembro, a pesquisa ouviu uma amostra qualificada de 260 empresários, de todos os portes e de todas as regiões do país.
Veja a íntegra: www.sindusconsp.com.br, Economia, Sondagem
São Paulo, 16 de dezembro de 2005
Fonte : Construmail 1229 - ano 13 / Sinduscon-SP
Voltar para matérias
|
|