? Obra e Construção no ConstruClick pela Editora Abril
 
                              Buscar Tipos de Orçamentos:                           Desde 2003 atendendo todo o Brasil


SOS mão de obra / Revista Arquitetura e Construção - Editora Abril


Obras na Revista Arquitetura e Construção - Editora Abril

20121030_356910.jpg



SOS mão de obra / Revista Arquitetura e Construção - Editora Abril



"..."



Embora todos tenham um sistema de avaliação constante dos profissionais relacionados, não deixe de buscar referências. Eventuais problemas são de responsabilidade do consumidor.



ConstruClick: fundado em 2003, conta com 10.500 cadastrados. É visitado por 500 mil pessoas ao mês, que contratam, em média, mil obras no período. O cliente descreve o serviço, que fica publicado em um arquivo. Ao acessar esse banco, o profissional entra em contrato para oferecer o trabalho. Atende o Brasil todo. www.construclick.com.br.



"..."



Com o boom da construção, encontrar mão de obra virou tarefa árdua. Sobram os mexelhões [gíria do setor para o faz-tudo], diz Abílio José Weber, diretor da Escola SENAI Orlando Laviero Ferraiulo, de São Paulo. Nessa unidade, todos os pedreiros e mestres de obra formados anualmente saem empregados. Fora de lá, porém, não há formação nem política nacional de capacitação na área. ”A escassez de gente eleva os custos dos serviços. Sem pessoal treinado, a produtividade cai e os erros, que levam a retrabalhos, aumentam”, alerta Haruo Ishikawa, vice-presidente de capital e trabalho do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP).



O empresário Marcello Rocha foi vítima dessa situação. “Quando recebi o apartamento da construtora, ainda tinha gente trabalhando na obra. Faltava terminar detalhes elétricos”, diz. Segundo o SENAI, 72% da demanda no país está concentrada em dez ocupações, sendo 30% para ajudantes de obra 15 % para pedreiros.



Embora esses dados se refiram às necessidades das construtoras, reverberam no mercado de pedreiros autônomos, que rareiam. Evite enganos No contrato com a empreiteira que reformou o apartamento onde mora, a empresária Alice Barroca, do Rio de Janeiro, fez certo ao dividir o custo total em parcelas. Porém errou num ponto crucial: não vinculou os cheques ao fim de cada etapa. O resultado? A empresa não terminou o serviço. “Confiei na empreiteira porque a minha arquiteta já havia trabalhado com ela outras vezes”, diz. Mas isso não significa que a indicação de conhecidos seja ineficiente.



"..."



Contratação sem surpresas Leia os cuidados sugeridos por especialistas: • Visite obras realizadas e contate clientes anteriores. Confira a organização do trabalho, o respeito aos prazos e a qualidade dos materiais. • Elabora um cronograma realista. Exemplo: a cura do concreto de contrapiso e laje leva 28 dias. Só acerte os pagamentos no final de cada etapa dos serviços. “Nunca pague adiantado. As parcelas devem seguir o andamento dos trabalhos”, alerta Haruo, do SindusCon-SP. • Ao assinar um contrato, mesmo de gaveta (sem registro em cartório), você diminui os riscos. Esse documento transfere a responsabilidade civil pelos problemas que surgirem à empresa contratada. Ele pode tomar como base os modelos vendidos em papelarias ou disponíveis na internet. Inclua multa por quebra de acordo, com ressalvas para atrasos involuntários (problemas com o clima, por exemplo). Ponha também a obrigatoriedade de obedecer às normas de segurança determinadas pela NR-18. Para um bom andamento da obra Pense em contratar alguém para gerenciá-la. “O mestre de obras, que cursa gestão e planejamento, é a figura mais indicada para pequenas reformas e consertos”, afirma Abílio, do SENAI.



Essa tarefa também pode ser cumprida por um arquiteto. “Com o aumento da conscientização e o acesso da classe C, ele teve seu campo de atuação ampliado”, explica a arquiteta Rosana Ferrari, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, seção de São Paulo (IAB-SP). O custo do arquiteto fica entre R$ 220 e R$ 800 a hora técnica. Mesmo optando pelo gerenciamento, preste atenção nos pagamentos da empreiteira e, se possível, visite o local ao mesmo uma vez por semana.



Certificação Profissional Há cinco anos, o SENAI iniciou um programa de certificação de mão de obra. Para isso, realizou um levantamento em todo o país das competências necessárias a cada atividade e definiu perfis profissionais. Até agora, só o implantou para soldadores de tubos de polietileno. “Precisamos ter demanda para que os programas sejam colocados em prática. Eles custam caro e a adesão do trabalhador é voluntária. Se o mercado não exige a certificação, não temos como começar”, explica Abílio José Weber, do SENAI, que responde pelo desenvolvimento da ação. Até o final do ano, a instituição almeja dar a largada no trabalho de certificação para eletricistas e, no início de 2012, pretende incluir pintores, em parceria com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati). Os dois complementarão cadastros já existentes.



Autor: Lilian Primi Fonte: Revista Arquitetura e Construção Editora Abril

Data: Agosto 2011



Veja outras matérias sobre o ConstruClick: Clipping ConstruClick



- Jornal Folha de São Paulo / Caderno de Imóveis Sem indicação, morador pode encontrar pedreiro na Internet

- Jornal O Estado de São Paulo (Estadão) / Caderno de Imóveis 1 Ferramentas facilitam busca por orçamentos

- Revista Construir / Editora Casa Dois Além dos Cliques - Serviços Online



 

  topo




     Parceiros

FEICCAD: Feira do Imóvel, Construção, Condomínios, Arquitetura e Decoração IAB SP Instituto de Arquitetos do Brasil Casa & Construção SiteEngenharia CREA - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia Pesquisa de custos de material de construção Comparação de preços de material de construção

     Links Recomendados

     Publicidade:
Torpedo




                              Buscar Tipos de Orçamentos:                           Desde 2003 atendendo todo o Brasil

Orçamento Grátis de Construção, Reforma, Projeto de Arquitetura e Engenharia

Serviços ConstruClick

Orçamento | Cadastro de Profissionais | Área Restrita | Recomende o ConstruClick | Banners
Suporte | Matérias | Qualidade | Todos os Pedidos Atuais | Comentários | Curriculum

Institucional:

Serviços | Política de Privacidade

Redes Sociais:

Facebook | Twitter | Google +
Home Improvement Brasil Informação e Tecnologia Ltda.
©Copyright 2003-2021 ConstruClick. Todos os Direitos Reservados.